Ministério de Jovens - Liderança

em 24 janeiro 2008 |
O líder é alguém que não apenas se destaca do grupo, como o influencia de alguma forma. É a pessoa que tem comando e influência em qualquer tipo de idéia ou ação.(chefiar; guiar).
Há uma diferença entre chefiar e liderar. Chefiar é atingir objetivos através de recursos humanos e materiais. Liderar é levar as pessoas a agir com esforço e dedicação para atingir os objetivos desejados. O chefe poderá fazer com que seus subordinados trabalhem e alcancem objetivos, usando sua autoridade hierárquica. O líder levará seu pessoal a atingir os mesmo objetivos com maior eficiência e eficácia por conseguir manter sua equipe motivada e coesa. O chefe tem subordinados; o líder tem seguidores. Alguns especialistas na técnica de liderança, defendem que o líder nasce feito; outros, no entanto, acreditam que todos nós temos potencial de liderança, basta desenvolvê-lo.

O líder “nato” deve conhecer técnica de liderança, tipos de personalidades e comportamentos humanos para que ele desenvolva como mais eficiência sua tarefa. O líder “formado”, isto é, aquele a quem nós transmitimos e desenvolvemos as técnicas de liderança, se não tiver uma personalidade firme, ou possuir uma auto - estima muito fraca, terá uma liderança ineficiente. Pouco lhes valerão nos conhecimentos intelectuais, se não tiver maturidade cristã e emocional. Um bom líder é aquele que reúne as duas tendências – por um lado carga genética favorável e por outro, um conhecimento geral de tudo que implica na direção de um grupo e na arte de liderar.
Cresce a cada dia na área da psicologia da administração, o conceitos de que há diferentes lideranças para diferentes tarefas, referindo-se a que um bom líder para certos tipos de atividades ou assunto pode não sê-lo em outra situação. Assim não se nasce líder com todas as características para exercer qualquer tipo de liderança, mas pessoas que, que desenvolvendo suas próprias habilidades, podem chegar a ser reconhecidas pelos grupos com os quais convivem para liderar.
Tome como exemplo a nossa igreja, que tem múltiplos ministérios e pessoas que tem despontado com lideranças, é pois, um processo cooperativo, onde o líder e liderados interagem para a concretização de objetivos comuns. Na liderança não há mando, pois toda, a fixação de mando negam o conceito de liderança. Daí a liderança ser habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de objetivos comuns.
Assim a necessidade constante, de quem exerce posição de liderança, da busca de treinamento, de conhecimento ( Os. 4.6-7 ) e de suas atribuições e funções, além da capacidade de conhecer os tipos de personalidade que envolve o ser humano. Quando se exerce liderança com base no princípio bíblico de “amar ao próximo como a si mesmo, compreende-se que cada pessoa tem necessidades e reações diferentes; por isso, o respeito com o ser humano deve ser cultivado na liderança cristã.
Concluímos então, a necessidade de treinarmos lideres em nossas igrejas para que a influência sobre o grupo seja positiva, sadia e cristã.Textos de Base:Ezequiel 22. 30-31 – “Tape o muro”Isaias 58:6 – “Solte as ataduras dos oprimidos”Gálatas 6:2 – “levai as cargas uns dos outros”João 15: 3 – “ Doe a vida”Lucas 10:2-3 “Trabalho na seara”Salmos 138:8 “O propósito do senhor se cumprirá em Você”

Visite o site: http://www.cbn-ba.org.br/ e veja mais artigos de Orlando Filho.

2 comentários:

Daniel Negrisoli Batista :

Acesse Raiz de Davi - http://danielnegrisoli.blogspot.com

alex de oliveira :

muito legal sua postagem sobre liderança , creio que aprendi mais um pouco sobre como liderar jovens obrigado continue assim e que Deus te abençoe !!

Postar um comentário