O que é ser Nobre no Senhor...

em 22 outubro 2011 |
O nobre projeta coisas nobres
“Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará” (Isaías32:8)
Deus quer que tornemos pessoas verdadeiramente nobres, crentes que reflitam uma inabalável confiança n’Ele, uma confiança que nos capacite a encarar a vida em toda a sua realidade e a permanecermos fiéis apesar das diversidades.

Nobre: Ilustre de grande valor, importante. O que nos faz nobres? Em Atos 17:11 está escrito: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, (voracidade, desejo, ambição) examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”. Eles recebiam a Palavra de Deus e a examinavam nas Escrituras. Nobreza, para com Deus não tem a ver com status naturais e sim, com o quanto temos recebido da Sua palavra. Receberam é a palavra no grego Dechomai e significa: Receber de boa vontade ou internamente dar as boas vindas com alegria. Os de Beréia davam as boas vindas a Palavra de Deus, eles a recebiam internamente com a alegria e isso fez com que se tornassem mais nobres.

Lucas 8:5-15 “Eis que o semeador saiu a semear”.
Na agricultura em época de plantação o agricultor prepara a terra para receber a semente. Se o solo for duro, é preciso arar ou afofar a terra, se não a semente não crescerá. Em Lucas 8, o Senhor Jesus ensina um princípio prático para nossas vidas. Primeiro o semeador semeou a beira do caminho, neste tempo não haviam estradas pavimentadas, apenas picadas através do campo. Os viandantes endureciam o chão com os pés. A semente que caiu a beira do caminho foi pisada e comida pelos pássaros. Outra semente caiu sobre a pedra, (Ten petran) a Palestina é um lugar muito pedregoso, a semente não caiu direto na rocha e sim sobre uma fina camada de terra sobre a rocha.
O calor da rocha fez a semente brotar, mas rapidamente secou. Outra caiu no meio dos espinhos e estes a sufocaram. E outra afinal caiu em boa terra, preparada para receber a semente, esta produziu a cento por um. “Este é o sentido da parábola: A semente é a Palavra de Deus”. (Lucas 8:11).
A que foi semeada a beira do caminho, é aquele que recebe superficialmente a Palavra de Deus e por isso o diabo arrebata, não permitindo a praticidade. A que caiu sobre a rocha, são os que ouviram a Palavra de Deus com alegria, mas, não têm raiz crê-em por apenas algum tempo, e na hora da provação desistem. As que caíram em boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a Palavra; estes frutificam com perseverança. Bom e reto, são duas palavras no grego. Bom: Kalos e significa: Admirável, recomendável, que supera, provado. Reto é a palavra Agathos e significa: Nobreza, honestidade.
ATOS;...Os da Beréia eram mais nobres porque deram as boas vindas à palavra de Deus. Receberam internamente com alegria, são estes que frutificam a cento por um. Nós somos nobres por chamamento, filhos do Rei. Alcançamos esta nobreza pela fé, fé alimentada pela Palavra de Deus, porque temos recebido
de bom e reto coração.
... Perante Deus, somos excelentes, admiráveis, superadores de dificuldades, preciosos, ilustres de grande valor. Podemos perseverar em tudo e fazer projetos nobres na presença de Deus. Projetar uma vingança não é nobre, nobreza neste caso é reconhecer que a vingança pertence ao Senhor. Muitas vezes nos enganamos por pensar que sonhar alto com Deus nos dá a liberdade de agirmos de forma injusta para com
o próximo, ou cobiçar os bens ou sucesso de meu irmão, mas isto não é sonhar alto, é ter inveja. Não precisamos ter inveja, o nosso Deus quer nos abençoar com toda sorte de benção, para que eu possa sim, prosperar em tudo com Ele.

FIL. 4:19..e o meu Deus..
Precisamos refletir uma inabalável confiança no Senhor, Ele nos capacitará a encarar a vida em toda a sua realidade e permanecermos fieis apesar das diversidades. Não abra mão das convicções que Deus tem  implantado em seucoração, Ele é poderoso para realizar, para satisfazer, para curar, libertar, Ele é poderoso para transformar sua vida hoje, dê as boas vindas a Palavra de Deus, receba-a internamente com alegria, seja perseverante e verás que Deus não falha. Projete coisas nobres, persevere na sua nobreza, você tem um grande valor, não importa o que as pessoas estão falando de você, ergue a cabeça, você é importantíssimo, provado e aprovado por Deus, com Ele vale a pena.

 Deus nos abençoe que sejamos sempre nobres, por termos a Sua bendita e preciosa Palavra cravada em nossos corações!!!


4 comentários:

Elaine Silva :

amém

Anônimo :

Não tem nobreza maior que a do Senhor, dando a sua vida pela humanidade.

Unknown :

Amém.🙏

Evelyn Maciulevicius :

Ótimo texto!!!

Postar um comentário