Salvação, se perde ou não?

em 03 junho 2008 |
O JURI desta semana, foi muito bom, pois a turma como um todo teve um aproveitamento excelente, tendo interpretado bem a maioria dos versículos colocados. Ressaltando que o Juri, discutiu-se a maneira argumentativa e interpretativa de cada equipe e não a posição doutrinária.
Abraços a todos e até mais!

Na teologia, Salvação é a conseqüência do sacrifício realizado por Jesus Cristo, ao morrer na cruz do Calvário, sobre todo aquele que aceita este sacrifício na sua vida, mediante a fé Nele, Jesus Cristo. A palavra salvação, tem sua origem no grego "soteria", transmitindo a idéia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim "salvare", que significa `salvar´, e também de "salus", que significa ajuda ou saúde. O efeito da salvação no homem é a libertação do pecado, da degradação moral e das conseqüências que o seguem, como o juízo de Deus. A salvação causa no interior do homem uma mudança tal, que produz alegria, gozo e paz permanentes, é a bem-aventurança ou a felicidade eterna. A Pessoa salva tem provas evidentes de ter sua vida renovada. Deus entra na vida da pessoa e a transforma.

PLANO DE SALVAÇÃO

Em Teologia, entende-se o Plano da Salvação como a materialização da ação de Deus em salvar o homem; parte da doutrina da Soteriologia. Deus por sua essência é Amor; esse é um atributo comunicável de Deus, sem o qual ele não seria completamente Deus, apenas uma deidade. Antes de criar a Terra, Deus já havia criado outros planetas, e neles estabelecido formas de vida. Ao criar esse planeta, Deus dotou os seres humanos com o Livre arbítrio, ou seja, a capacidade de tomar suas próprias decisões.
A forma de avaliar e controlar esse Livre Arbítrio, segundo a Bíblia, foi colocar uma árvore no meio do Jardim do Édem, para que se pudesse optar em obedecer ou não a Deus. A Desobediência a essa regra, acarretaria em Pecado, afastando assim o homem de Deus.
Deus em sua sabedoria, já havia estabelecido uma forma de livrar o homem, caso ele cometesse tal pecado, por seu amor e misericórdia, Ele sabia que sendo o doador da vida, ao se afastar dEle, o homem morreria. O preço pago pela desobediência teria que ser a morte, causa natural do afastamento de Deus. O Plano da Salvação consistia em alguém morrer pelo pecador, para que esse pudesse ser redimido; mas não poderia ser um outro pecador, porque essa morte não teria sentido, nem poderia ser um Anjo, porque o sacrifício não seria suficiente, visto que os Anjos, também estão sujeitos à Deus, obedecem-lhe, possuem a opção do Livre Arbítrio, e não têm poder sobre a Morte.
Resta apenas o próprio Deus, que seria um sacrifício suficiente para salvar o pecador de sua condenação eterna, a morte;
Nisso consistia o Plano de Salvação estabelecido por Deus antes mesmo da criação do mundo, de que seu mandamento era tão importante, que só o próprio Deus, morrendo, poderia livrar alguém da culpa pelo pecado, garantindo assim o perdão para o pecador.


"O termo SALVAÇÃO, nunca teria sentido sem a vinda de Jesus neste Mundo".
Orlando Filho

0 comentários:

Postar um comentário