
A doutrina da salvação (soteriologia), é um dos assuntos mais implicados na teologia; muitos teólogos divergiram a respeito desta temática, que a salvação. Alguns chegaram ao ponto de pôr em causa a graça divina, afirmando que a salvação é exclusivamente para os eleitos, isto é, os que são predestinados. Outros alegaram que o livre arbítrio do homem, é que lhe conduz à salvação. Se afirmarmos que a salvação é somente para os eleitos como defendem os calvinistas, é porque estamos a contrariar a graça divina, e de pôr em causa um dos atributos de DEUS que é a justiça. Se aceitamos que o livre arbítrio do homem, é que lhe conduz à salvação como defendem os arminianos, também estamos a frustrar os decretos divinos.
O que está em causa aqui, não é a hermenêutica, ou exegese bíblica e nem tão pouco a religião, ou a denominação; mas sim a palavra de DEUS. A doutrina de eleição e o livre arbítrio, são dois conceitos presentes na Bíblia, basta observarmos Efésios 2:8-9, João 1:13, Romanos 8:28-29, João 3.16, Apoc 3:20, Gen 5:19, João 8:32. Cabe depois perceber as coisas, e compreendê-las no seu sentido original. No meu entender, DEUS usa o livre arbítrio sem destruí-lo, ou seja, a graça é para todos e eficiente para todos, sem descriminação de sexo, raça, ou a personalidade da pessoa. Também acredito que um crente fiel a Jesus Cristo, jamais chegará ao ponto de perder a sua salvação (falo independentemente de ser Baptista). DEUS através da sua onisciência já sabe de antemão os que vão ser salvos, e estas pessoas jamais perecerão, e também sabe daquelas que não vão ser salvas, em outras palavras os que vão negligenciar a Sua graça, por ignorância. Agora há uma questão que é importante salientar, ninguém é salvo pelo seu mérito, ou porque ele é capaz. Somente somos salvos pela graça e misericórdia de DEUS: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de DEUS. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9. Tanto a graça universal, como a graça irresistível, aponta para a fé como meio da salvação; e sabemos que tudo isso, está baseado na providência de DEUS (um dia teremos oportunidade para debruçar sobre essas duas graças).
Eu aceito e reconheço a providência de DEUS nas nossas vidas, como no percurso da nossa salvação. Se me perguntar se a salvação perde-se ou não? Responderia sem hesitação: "não se perde". Agora uma coisa é certa, as pessoas que estão no inferno, ou que vão para o inferno, não é porque estão excluídas no plano da salvação de DEUS. Tenho a plena certeza, que DEUS planejou salvar toda a humanidade, foi por isso, que Ele enviou o seu filho Jesus Cristo para morrer na cruz de calvário, a fim de nos libertar do lamaçal do pecado. Embora, nem todos O aceitaram, como diz a palavra de Deus: “veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS aos que crêem no seu nome" (João 1:11-12). Infelizmente muitas pessoas não reconheceram e não reconhecerão esta grande verdade - e não lhe aceitaram como SENHOR e salvador das suas vidas, por causa da cegueira espiritual. Foi por isso, que a Bíblia lhes apelidaram como “filhos da desobediência”.
Para concluir, o livre arbítrio e a eleição são conceitos bíblicos, agora como elas encaixam no plano da salvação de uma pessoa, isso só saberemos quando um dia formos para o céu, ou melhor quando estivermos na presença do nosso Senhor Jesus Cristo.
*tesesteológicas
1 comentários:
Oi Lando! Li seu texto e gostei. Só não concordo com uma coisinha (rsrsrs...)
Quando vc disse: "Se me perguntar se a salvação perde-se ou não? Responderia sem hesitação: "não se perde". Eu discordo e creio que a possibilidade de perder existe! Salvação se perde, desde que não PERMANEÇA no Senhor. Depois passe no meu blog e leia o meu texto acerca do assunto!
Bjos primooooo....
Postar um comentário